Superação dos nossos limites





Tudo parecia impossível aos olhos daqueles que o observavam. Ele estava caminhando para a morte, não havia mais nada o que fazer, ele fora condenado e agora estava andando no corredor para sua sentença final, todos perderam a esperança. Ele era a nossa solução de libertação, ele seria nosso justo comandante que nos libertaria das garras de um governo injusto. Entretanto, continuaríamos vivendo naquelas difíceis condições. Mas por que ele estava ali, ele era tão bom, suas atitudes eram boas, mas a injustiça de sua condenação o levava ao extermínio, não havia mais apelação, não havia direitos humanos, não havia juiz justo. Finalmente o colocaram no lugar de execução, uns choravam outros zombavam dele e daqueles que o seguiam. Então ele foi executado. Toda a esperança acabara e o seu corpo humano não resistiu aos seus limites então, chegara ao fim [...]

O ser - humano é complexo, assim como o universo, um tão perto e outro tão distante, ambos criados pela mesma pessoa, o Deus todo poderoso. Toda a criação tem suas limitações. A complexidade tem sido desvendada aos poucos. Mas, diante de tudo isso, a sabedoria humana é sobreposta pela sabedoria do Criador em proporções inimagináveis. Somos tão limitados e dependentes de Deus e isso na realidade é uma dádiva, mas, para uns, isso parece ser uma prisão.

Procure olhar em sua volta, em seu campo visual e em seu ponto de vista, você não consegue por si só, sem recurso externo, mecânico ou tecnológico, ver na frente de lado e por trás ao mesmo tempo, ou enxergar a uma distância longínqua. Tudo isso não se estende apenas no campo visual, mas no tato, no olfato, na audição, no cheiro, enfim em todos os sentidos há limitações.

O homem sempre tentou superar suas limitações, buscando vários tipos de alternativas. Os recordes batidos mostram a superação de seus próprios limites. E isso fascina as pessoas, os que quebram os recordes são aplaudidos, reconhecidos, até que outro venha a superá-los.

Vencer uma corrida, um campeonato, uma doença, qualquer coisa que seja acima de nosso limite, nos dá alegria. Quando olhamos para uma criança pequena  que dá seu primeiro passo ou que fala sua primeira palavra, isso nos deixa radiante de felicidades. Quando um filho passa em um vestibular de grande concorrência ou se nós conseguimos uma vaga de trabalho em uma importante empresa, isso também nos trás grande satisfação. São momentos importantes de superação.

Vivemos limitados e às vezes reclamamos da vida, por que não sou assim? Por que não tenho isso?

Sendo pessoas normais com visão, com braços e pernas, com ouvidos perfeitos, ainda assim, reclamamos de nossa aparência, “meu cabelo deveria ser assim, eu queria ser mais alto, meus olhos são castanhos, meu nariz é grande", etc. e etc.

Como podemos superar nossas aparentes fraquezas? Sempre que enfrentamos algo novo indagamos: "não consigo! Eu não posso!" São frases constantes.

O tempo passa e percebemos que perdemos muitas oportunidades. Poderíamos fazer muito mais superando nossas limitações.

Agora, olhe para um cego ou uma pessoa em cadeira de rodas, conversem com elas. Estas pessoas geralmente gostam de ler, de praticar esportes, gostam de sorrir. Quantos de nós não gostamos de ler? Quantos de nós não praticamos algum esporte? Quantos de nós não sorrimos?

Superação e limitação são duas palavras que complementa uma a outra, onde uma termina a outra começa. Limitações que nós não temos não são barreiras para muitas coisas que achamos que não conseguimos mesmo não tendo deficiência. Há pessoas que vivem com alegria no coração e superaram suas barreiras. Uma barreira maior que foi superada por nós e não fizemos nada para transpor essa barreira, foi o pecado.

[...] aquele homem que foi condenado a morte, no terceiro dia ressuscitou, Ele superou a morte e transferiu a todos nós a dádiva da vida eterna. Somente Deus poderia superar esta barreira. Devemos ser gratos a Ele, pois jamais poderíamos com nossas limitações receber esta dádiva.

O autor de Hebreus diz que Jesus Cristo é superior aos profetas, aos anjos, a Moisés, ao sacerdócio, superior a aliança. Ele superou todas as coisas, em Cristo podemos superar nossas fragilidades.

Em Cristo Jesus superamos nosso maior limite, a morte.

Pense nisso!
Pastor Edson Sobreira Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A DIDÁTICA ANDRAGÓGICA DE JESUS

CARPE DIEM + CORAM DEO

INSENSIBILIDADE CRISTÃ