QUEM PODERÁ NOS SALVAR DO CAOS?


Estamos acostumados com o confinamento? Será que agora você já está entediado querendo liberdade? O que mudou em sua vida hoje? Você está se sentindo numa prisão? Talvez se sinta numa prisão domiciliar? Sua liberdade foi restringida? Você se lembra dos encontros com amigos, você se lembra da rotina de trabalho e estudos? Você se lembra da sua igreja? Sua rotina mudou ao ponto de poder refletir em sua vida? De certa forma, Paulo se sentiu assim em suas prisões. Mas ele escreveu suas cartas mais animadoras que alguém poderia receber.
Será que nós nos adaptamos rapidamente nas mudanças bruscas? Por exemplo, no hemisfério norte as mudanças climáticas são mais bem definidas. Quando cai uma neve, o clima se torna gelado, as pessoas já sabem que devem ficar confinadas em suas casas, é algo visível, palpável. Não sei se você já passou por essa experiência, o frio intenso nos leva ao desespero, ficamos nos esfregando, andando de um lado para o outro, sentindo um vento gelado cortando a nossa pele, sem ter resultado satisfatório, a não ser que corramos para um ambiente fechado, um abrigo aquecido, ou se estamos num lugar aberto, então devemos, rapidamente, fazer uma fogueira. 
O ser humano tem a capacidade de achar soluções rápidas para os problemas que surgem, principalmente quando a necessidade os faz buscar as alternativas em equipe através do “Brainstorming”.  As ideias surgem e finalmente o problema é resolvido até que apareça outro. Em nossas regiões sul e sudeste do nosso grande país, vemos todos os anos as enchentes que devastam carros, casas e pessoas. Em algumas regiões do planeta, cidades são destruídas por terremotos, maremotos, tsunamis, furacões, tornados e vulcões. Milhares de pessoas morrem a cada ano. Como o ser humano consegue se adaptar a tudo isso? Por que a natureza está revoltada contra o homem? Por que ela é mais forte que ele? Por que tanto caos? Quem poderá nos salvar?
A fragilidade humana é evidenciada quando confrontada com o poder do Criador. Sim, quem fez todas as coisas? Quem permite tudo isso? Quem liberou o apertar do botão para dar início a catástrofes como a primeira e a segunda Guerra Mundial? Você poderá responder: foi o homem. Mas eu respondo que isso não está no poder de decisão do homem hoje, mas isso está no controle daquele que fez todas as coisas, e Ele permite todo esse caos aplicando sua justiça. Outra pergunta poderia ser feita: Ele que é aquele que fez todas as coisas é uma pessoa má a ponto de devastar milhões de pessoas com seu poder? A resposta é não, Ele não é uma pessoa má, pelo contrário, Deus é bom. Tudo isso acontece porque o homem não reconhece a soberania de Deus, não O obedece. Não segue suas orientações, não observa e  nem medita em suas palavras que podem mudar toda a vida de toda humanidade, pois eles não se humilham. As pessoas preferem satisfazer seus anseios e ambições extremas. Briga entre si pelo poder, o bem-estar, a riqueza, o egoísmo. O individualismo é latente em função da pobreza, da doença, da morte dos pequeninos. 
Então, Ele permite a pandemia e o caos. Será que se toda a humanidade se voltasse para o Senhor, tudo isso acabaria? O homem hoje não tem poder de decidir para acabar tudo isso, pois ele já decidiu isso lá no princípio e definiu sua história com a justiça do Criador. Isso tudo acontece por causa do pecado da desobediência. Só uma pessoa que pode nos dar conforto, sucesso, bem-estar, paz, segurança e eternidade em meio ao caos que cresce a cada dia até o fim da história humana nesta terra que conhecemos! O nome dele é Jesus, o CRISTO, o Homem de Nazaré, o Filho do Homem, o FILHO DE DEUS. Deus nos abençoe.
(Pastor Edson Sobreira Alves – IBRM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A DIDÁTICA ANDRAGÓGICA DE JESUS

CARPE DIEM + CORAM DEO

Vivendo como filhos na dependência do pai