LIMPO E PURO, PRA QUÊ?


Quem suporta ver ou sentir sujeira? Alguém tem que limpar a mesma. Mas, não se deve ser jogada debaixo do tapete, escondê-la. Contudo, se deve colocá-la num saco e levá-la até calçada para que quando a coleta de lixo passar a possa ser levada. Por outro lado, sabemos que não é somente nossa casa que deve ser limpa, pois se deixamos de tomar banho durante alguns dias, certamente alguém que estiver perto de nós perceberá pelo mau cheiro exalado na qual suas narinas o denunciará.
Se acumularmos lixo em nossa casa, teremos grandes prejuízos, principalmente com nossa saúde.  Na proliferação de ratos, as baratas, as doenças. Mas eu não quero dar uma aula de higiene ambiental ou pessoal.
A palavra sujeira, analogicamente se transformou em sinônimo de algo mau, obscuro, algo que trás prejuízo, corrupto. Por outro lado o contrário deveria ser verdadeiro - O limpo é sinônimo de pureza, de bem, de saudável.
Mas o que é ser limpo e o que é ser sujo?
Em um mesmo objeto, ou ambiente pode haver os dois, um lado limpo e um lado sujo.
Um ovo de galinha pode ser bem branquinho por fora, mas por dentro poderá está podre. No meio de um lixão, por incrível que pareça pode-se encontrar uma pequena criança recém-nascida jogada por uma mãe insana.
Assim é o mundo e sua aparência. Por causa do pecado vemos vidas deturpadas, pessoas que tentam mostrar o que não são. Mostram uma limpeza superficial ou aparente. Porque no seu intimo reina o pecado.
É a hipocrisia que confunde os valores, alguém que está aparente limpo visualmente, externamente, pode estar sujo, internamente. Hipócritas, na época de Jesus, eram as pessoas que se dedicavam ao teatro de rua, que usavam máscaras para representar aquilo que não eram.
No mundo contemporâneo, vivemos em um mundo de imagens, pois o que vemos com nossos olhos é mais importante se é belo, cheiroso, brilhoso. Na maioria das vezes isso é apenas uma maquiagem que esconde defeitos que não podem ser revelados.
Vemos muitas pessoas vivendo de forma precária nas calçados, e muitos que perderam a sanidade e vivem divagando em suas vidas sem se preocuparem com a limpeza de seus próprios corpos, mas em seu intimo existe amargura, desprezo, falta de perdão, aguardando uma mão amiga para despertar um coração limpo.
Em Mateus 5:8 o autor narra o Senhor Jesus pregando no monte. Nesse versículo Ele fala sobre limpeza, sobre pureza:
“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.”
Uma limpeza que só Ele pode providenciar em nossa vida.
As “Bem-aventuranças” constituem a introdução de seu sermão onde mostra logo no inicio as palavras: “Bem - aventurados...” com seu importante significado: é algo acima de qualquer alegria, de qualquer felicidade neste mundo. Jesus continua falando que uma pessoa será mais feliz que qualquer outra se estiver limpo, mas não significa, literalmente, a limpeza de seu corpo após um belo banho, nem também ter recolhido todo o lixo sua casa e levado para a calçada. Nem a limpeza aparente, superficial, somente por fora. Ele fala acerca de uma limpeza mais profunda, total, por dentro e por fora, uma limpeza espiritual.  Ele diz sobre a limpeza do coração. “Bem-aventurados são os limpos de coração...”
Então, o que realmente significa a limpeza do coração? O que nos vem à mente, em primeira mão, se pensarmos como uma criança, é a literalidade sobre a limpeza de nosso coração e ficamos imaginando como lavá-lo e como ele chegou a ficar sujo, como vamos levar o sabão até ele? Ou devemos trazê-lo para fora do corpo para lavá-lo? Entretanto, é obvio que não significa nada disso.
Existe uma expressão que diz: “Ele lavou a alma!”. Significa que se sentiu muito bem, atingiu a sua vontade ou seu objetivo em algo tão esperado ou mesmo sem esperar. Mas, “o coração limpo” é muito mais que isso, é algo em sua plenitude. É a pessoa reconhecer que valores absolutos e simples sucumbem os maiores valores desta vida, que os valores deste mundo que são passageiros e levam as pessoas a serem sujas para obterem a todo o custo estes valores, são capazes de desprezarem a própria família e sua própria vida.
Aquele que é sincero em seu compromisso com o reino da justiça também é puro em seu interior. Falsidade e engano interiores e depravação moral não podem coexistir com a devoção sincera a Cristo[1].
Os limpos de coração “verão a Deus”. O que significa para você poder ver a Deus? Por que Cristo disse essa frase em seu sermão?
Qual é o maior desejo de toda a humanidade? No coração está gravado o desejo de vida eterna, fazem de tudo para terem vida longa, quando envelhecem ficam frustrados, não conseguiram aproveitar realmente a vida, e a perderam eternamente.
Jesus disse que os mais felizes do mundo serão aqueles que terão vida eterna, e ter vida eterna é ver Deus, também no sentido de conhecê-Lo. E a única condição para ver Deus, ou ter a vida eterna é ter um coração puro, um coração limpo.
O coração Limpo é o próprio Evangelho, as boas novas.
Você tem um coração limpo?
Coração limpo é estar livre da influencia do pecado. O pecado que leva o homem a ter um coração sujo, que é a mesma expressão usada por Paulo quando escreveu ao jovem Timóteo: sobre uma mente cauterizada.
“Pela hipocrisia dos que falam mentiras e que tem cauterizada a própria consciência,” 1 Timóteo 4:2.
Um mundo constituído de mentiras, de hipocrisia. 
Ter um coração limpo é você entender que os valores eternos, os princípios eternos sempre prevalecerão. Que por mais que o mundo deturpado pela ignorância de mentes cauterizadas, que conseguem atingir esses corações sujos pelos modismos passageiros pareça belo, mas, somente são superficiais, possam vir a enxergar que somente uma vida cristã verdadeira terá um coração limpo.
Assim verão a Deus.
Pense nisso!
Pastor Edson Sobreira Alves
Igreja Batista Regular de Mangabeira – João Pessoa - PB



[1] D.A. Carson. O comentário de Mateus p.169. Shedd publicações

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A DIDÁTICA ANDRAGÓGICA DE JESUS

CARPE DIEM + CORAM DEO

INSENSIBILIDADE CRISTÃ