DOIS PONTOS INSEPARÁVEIS: A SABEDORIA E O TEMOR


Buscamos na profundeza de nossa alma a explicação para a nossa existência. Mas, somente em Deus encontramos as respostas necessárias para nossa indagação.  Vivemos num mundo de grandes desafios no qual fomos inseridos pela dádiva da vida, enfrentamos constantes obstáculos ao longo de nossa trajetória. Não há escapatória por mais que tomemos alguns atalhos. Alguns de nós buscamos respostas em nós mesmos e assim às vezes sobressaímos do anonimato expressando pensamentos filosóficos que para a humanidade parece ser profundo e inteligente, mas, que nunca nos trás respostas absolutas. Surgem grupos que se tornam seguidores de pensadores idealistas e utópicos em seus devaneios.
O relativismo da modernidade abriu um grande leque para qualquer pensamento contrário ao que é moral. A incerteza do que é certo, a certeza do que é errado e a neutralidade dos dois levam a loucura da humanidade em fazer suas próprias regras insanas. Se colocarmos um dedo em água fria e ao mesmo tempo o outro dedo da outra mão na água quente, depois colocamos os mesmos dedos em aguas com temperatura normal, ainda assim sentiremos que um dedo está na água fria e o outro na água quente. Da mesma forma são nossos sentimentos para com este mundo. Isso nos leva a entender que nem sempre os nossos sentimentos ou pensamentos estão absolutamente corretos quando o concluímos somente pelo que achamos, sem nos aprofundarmos e discutirmos.
Perdemos a nossa visão de objetivos saldáveis quando não lançamos mão de uma base de princípios sólidos, justos e seguros. Nossa sociedade, hoje em dia se consolidou na formação de propósitos egocêntricos e individualistas, trazendo um resultado de uma base de diversos grupos com pensamentos heterogêneos. A existência de pensamentos divergentes não deveria levar a humanidade a ser separatista e egocêntrica, mas é o pecado que transformam pensamentos diferentes em arma contra a própria humanidade. Os pensamentos diferentes podem ser valorosos nas discursões sadias para uma conclusão que favoreçam a maioria e a minoria aceita, sabemos distinguir o que é certo ou errado na lei universal que vem gravada no coração humano, o que falta é refletir melhor nesta lei. Mas, hoje isso parece utopia. Esquecemos que  o verdadeiro cristianismo nos trás todas estas respostas que são satisfatórias. Quando digo cristianismo não estou falando de catolicismo, evangelicalismo ou movimentos batistas, presbiterianos, pentecostais, etc. Estou falando do Evangelho de Cristo, dos seus ensinos, de sua humanidade e divindade de sua perfeição que é a base para uma verdadeira vida cristã.
Ficamos abismados com a imagem da igreja de Cristo em nossos dias. Pensamos como podemos mudar este quadro devastador, por um lado o crescimento de igrejas é enorme e por outro lado o conhecimento profundo do verdadeiro Evangelho é decadente. Esquecemo-nos dos princípios básicos que nos leva na formação do ideal de Deus, sermos mais parecidos com Cristo. Hoje, as igrejas querem ser mais parecidas com seus líderes. Há lideres que querem ser parecidos com os reis. E o povo de “Deus” quer ser súditos não de Deus, mas dos homens.  O evangelho apresentado por estes líderes é um evangelho barato, fragmentado, diluído que não oferece profundidade, convicção, amor.  Fico pensando em milhares de pessoas que são iludidas com os evangelhos que mostram soluções imediatistas e materialistas, que pregam igrejas e não Cristo, que não dão de graça aquilo que receberam, mas vendem aquilo que não tem, e enriquecem vendendo uma “mercadoria falsa” dizendo que é de qualidade. Tudo isso acontece por causa dos próprios desejos da humanidade. A satisfação em ter é maior do que o ser. Quando se anuncia que há facilidades em adquirir algo para satisfazer os desejos que muitas vezes não são necessários, pois muitos desejos são induzidos pela parafernália da propaganda enganosa, pelo marketing persuasivo da mídia televisiva e internet, que outrora eram usadas por empresas, agora são usadas na igreja.  Vivemos em um mundo moderno em que a leitura não é mais profunda e indagativa. As informações são rápidas, sem muitas explicações e sempre aceitáveis como verdade. A comunicação está cada vez mais tecnológica, robótica e menos pessoal e social.  As crianças são induzidas desde sua tenra idade a se prepararem para sobreviverem em uma sociedade competitiva e individualistas, com isso a família é dividida e também destruída. O principio da formação familiar, do pai, mãe e filhos, agora pode ser formada por pai, pai e filhos ou mãe, mãe e filhos, isso é um absurdo! Pois extrapola as leis físicas e morais da natureza que Deus criou, homem e homem, mulher e mulher não se encaixam fisicamente de acordo com sua natureza, amorosamente e nem sexualmente na lei moral, e se todos pensassem que sim seria o fim da procriação e da humanidade. Todas estas coisas tem uma explicação básica que podemos deduzir das Palavras do Criador reveladas em Seu livro Sagrado.
O salmista expressa com sabedoria, pois é revelada pelo próprio Espírito de Deus e registrada em Salmo 111:10 “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre”.
A igreja de Cristo neste mundo é a luz nas trevas do conhecimento humanista e egocêntrico, o Senhor nosso Deus nos ensina que devemos respeitar e temer aquele que nos criou, aquele que nos deu vida e que cuida. Nosso conhecimento, sabedoria só poderá ser saldável se voltarmos ao temor o Senhor.  O apóstolo e evangelista Mateus registra em seu Evangelho uma passagem em que o Senhor Jesus prega o mais profundo sermão de seu ministério “O Sermão do Monte”, “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6:33.
Buscar primeiro a Deus antes de tudo e de todas as coisas, é ter sabedoria. Quando O buscamos, O conhecemos e O tememos. Assim, teremos verdadeira sabedoria.
Pastor Edson Sobreira Alves

Igreja Batista Regular em Mangabeira – João Pessoa - PB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A DIDÁTICA ANDRAGÓGICA DE JESUS

CARPE DIEM + CORAM DEO

INSENSIBILIDADE CRISTÃ