VOCÊ É DE CRISTO? EXISTE UM GRANDE PERIGO SE CONTINUAR PECANDO.



Por que os cristãos em nossos dias não atentam para as palavras que Jesus Cristo disse e que estão registradas nos Evangelhos?

Sabemos que o temor do Senhor é o principio da sabedoria. E que tudo o que fazemos tem consequências, quer sejam boas ou más.

Estamos curados! Ele nos curou, que maravilha! Fomos perdoados e saímos da condenação (Rm 8.1).

Jesus disse: “Olha que já está curado; não peque mais;...” Aqui Ele está dando uma ordem. Além da ordem, Ele ainda adverte: “... para que não te suceda coisa pior.” (João 5:14).

Cristo curou muitas pessoas, o apóstolo João diz: “Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, creio eu que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos.” (Jo 21:25).

Mas existe a cura permanente e a cura provisória. A cura permanente é a cura da reconciliação do espirito, onde a pessoa reconhece o sacrifício feito por Cristo na cruz do calvário e se torna filho de Deus por adoção, saindo da perdição eterna, passando a viver em harmonia com o Criador. Grandes são os privilégios de um verdadeiro cristão, e estes não são passageiros são eternos. Não se limita somente nesta vida, mas se estende na eternidade. A cura provisória é aquela cura somente da carne, mas não cura o espírito, muitos que receberam esta cura de Cristo, não o reconheceram como Senhor e Salvador, essa cura foi passageira.

Se pararmos para refletir nisso, e colocarmos em nossas mentes o amor, a misericórdia de Deus para com nossas vidas, assim poderia responder satisfatoriamente a ordem do Senhor: “não peques mais”. Porque o deixar de pecar depende de uma entrega total ao nosso Deus, somos agora propriedade exclusiva dEle.

Todos nós sabemos que é impossível deixar de pecar, somos pecadores e sempre pecaremos enquanto estamos vivendo neste corpo e enquanto não recebermos um corpo glorificado, isso é uma realidade, mas isso não deve ser uma desculpa. O pecado vem em nosso pensamento, mas ele só se consolida quando agimos em favor do pecado. O homem quando está andando na calçada e em sua direção vem uma mulher vestida indecentemente poderá despertar naquele homem um desejo pecaminoso, mas isso se consolidará se quando ela passar, ele virar a cabeça e novamente contemplá-la, mas no primeiro momento em que o pensamento do desejo vem em sua mente, ele deverá tirar automaticamente pedindo forças ao Senhor em oração imediata, e o Espírito de Deus que habita nele dará o escape. Diante disso, o escape só acontecerá se o homem estiver meditando diariamente nas Escrituras. Muitos cristãos estão encarando sua vida cristã cotidiana sem nenhum padrão. Para estes, ser cristão é ser como qualquer outra pessoa desde que seja boa, honesta, que faça o bem. Assim estará voltando na mesma questão da balança das obras.

O apostolo Paulo faz uma pergunta retórica: “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante?” (Romanos 6:1). Então, imediatamente, ele responde no verso dois: “De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?”.

Estabelecer um padrão de vida cristã não deve ser um legalismo, mas uma obediência ao Senhor que nos resgatou, não devemos apontar o dedo em quem está agindo errado sem que nós mesmos estejamos fazendo uma autoanalise de nossas vidas. Mas, por outro lado, a Palavra de Deus nos ensina a exortar com amor o irmão que está agindo errado diante de Deus.

É interessante como as nossas igrejas estão perdendo a prática da exortação e da disciplina. As pessoas estão se acostumando a pecar e não serem punidas por isso. Então, está se criando uma nova geração de crentes sem compromisso. Quando o pastor vai disciplinar um membro, muitos na igreja acham errado, dizem que não se deve fazer assim, que não se devem contrariar os membros que erram, pois eles poderão sair da igreja.

Deus quer ver um coração quebrantado, arrependido. Aquele que se arrepende de seus pecados e não os repete mais, se assim não for, cairemos nas praticas antigas de religião de nossos pais ou mesmo na nossa de outrora, da confissão ao sacerdote, onde confessamos nossos pecados e estamos livres para reiniciá-los da mesma forma no mesmo dia.

Paulo diz: “Aquele que furtava não furte mais...” (Ef. 4:28ª). Como que você, sendo cristão nascido de novo, sendo agora filho de Deus, continua praticando os mesmos pecados que cometia antes?

Nós não podemos servir a dois senhores, não conseguiremos agradar os dois ao mesmo tempo, só um será agradado. Neste caso Deus não quer você pela metade, Ele quer você por inteiro. Portanto se você acha que consegue servir a Deus e ao mundo ao mesmo tempo está enganado, estará somente servindo ao mundo e não a Deus.

A continuidade do pecado na vida de um cristão o levará a consequências sérias. Cristo disse: “para que não te suceda coisa pior” Nós temos exemplos nas Escrituras de pecados escondidos e não confessados e suas consequências.

É uma advertência séria, principalmente da pessoa de quem vem essa advertência. O Senhor Jesus Cristo nos chama a atenção. Devemos ter muito cuidado com nossas vidas, somos mortos para o pecado. Se continuarmos pecando diante daquilo que sabemos que é errado e insistimos nesta prática. Então acontecerão coisas piores.

Não devemos brincar de ser cristão, fazer parte da família do Criador é algo muito sério.

Pense nisso!

Pastor Edson Sobreira Alves

Igreja Batista Regular Maranata – Crato - CE







Comentários

Pr Edson

Creio que a meditação é adequada e oportuna. A graça transforma nossa vida. Quem experimenta a graça salvadora de Deus é transformado por ela (Tt 2.11-14).
O legalismo tenta operar uma reforma a partir dos esforços humanos apenas, sem contar com a raça de Deus.
O antinomismo pensa que a graça me deixa como estou, sem nenhum desejo de obedecer.
Mas a graça de Deus operar o desejo, e dá a força para a mudança. Quando estas coisas não ocorrem na vida, devemos ouvir a advertência de Pedro (2 Pd 1.8-10)

Postagens mais visitadas deste blog

A DIDÁTICA ANDRAGÓGICA DE JESUS

CARPE DIEM + CORAM DEO

INSENSIBILIDADE CRISTÃ