FÉ SOBRENATURAL, MAS RACIONAL.


Li em um outdoor: “como sua fé, você pode transformar sua vida com um sorriso”.

Um sorriso pode ser espontâneo, mas a nossa fé não a temos quando queremos. Você não pode determinar em um momento de sua vida eu quero ter fé. Ela é um resultado, uma consequência daquilo que conhecemos. Fé é convicção da verdade de algo que existe e não vemos. A fé não é baseada em algo desconhecido ou duvidoso. A fé é a certeza daquilo que não vemos, mas mesmo assim sabemos que existe. A fé é a esperança daquilo que ainda não aconteceu, mas sabemos que irá acontecer. (Hebreus 11:1). A fé está ligada em uma crença. Mas qual é a verdadeira fé?

Quando somos criança, confiamos em nossos pais, temos fé em quem conhecemos, eles nos leva onde eles querem, podemos atravessar uma rua movimentada com os olhos vendados, somente de mãos dadas com eles, ou pular em seus braços sabendo que não nos deixarão cair, vestimos as roupas que eles compram para gente, e cortarmos os cabelos do jeito que eles acham melhor.

Quando chegamos à adolescência começamos a confiar em nós mesmos, ninguém mais tem razão sentimos que só nós somos donos da verdade, vestimos o que achamos que é bonito, mesmo sendo ridículo, cortamos e penteamos os cabelos do jeito da moda mesmo sendo horrível.

Quando chegamos à fase adulta confiamos totalmente em nossas forças, nosso trabalho, nosso dinheiro, nossa sapiência. Agora sim! Somos os donos da verdade. Quando ficamos velhos perdemos tudo isso, seremos levados novamente de um lado para o outro por outras pessoas, vestiremos roupas de qualquer jeito mesmo fora de moda, cortaremos os cabelos não importando se ficará feio ou bonito, isso é se ainda o tivermos.

A nossa confiança, a nossa fé gira em torno de nós mesmos, em torno de nossa cosmovisão. Mas, em determinado tempo perceberemos que ficaremos frustrados, pois tudo aquilo que nós acreditávamos não nos levou a nada. Toda a nossa vida é baseada naquilo que conquistamos durante toda ela. Mas percebemos que o ter nunca foi satisfeito, aquilo que é novo no momento nos dá alegria, mas logo perdemos essa euforia. E logo queremos outro algo novo. Tudo isso é baseado na falta de uma fé verdadeira, racional, na pequena fé, ou na fé em algo ou alguém errado.
É possível termos uma fé sobrenatural e ao mesmo tempo ser racional?

Nosso Deus nos proporciona algo acima de todas as coisas, a nossa fé. Ele nos concede, é Ele quem coloca em nosso coração, mas muitas vezes não a desenvolvemos. Em várias passagens Jesus repete que temos pouca fé “Homem de pequena fé” (Mt 6:30; 826; 14:31; 16:8; Lc12: 28). Ele disse certa vez que se tivéssemos uma fé do tamanho de um grão de mostarda conseguiríamos transpor uma montanha de um lado para outro.

Uma mulher suplica a Jesus a cura de sua filha, ela sendo estrangeira, insistiu mesmo recebendo a resposta de Cristo de que ele veio para curar seu povo, então finalmente Ele concedeu seu pedido e disse: “... Ó mulher grande é a tua fé...” (Mt 15:28). Muitas vezes, em outras passagens, ele disse: “vai em paz a tua fé te curou.”.

Devemos pedir ao nosso Deus que aumente a nossa fé. (Lc 17:5)

Cristo encontra um homem e fica impressionado com a demonstração de sua fé, então Ele diz: “Em toda Israel, nunca vi tamanha fé”. O homem pediu a Jesus que curasse seu servo. Ele disse que somente com uma palavra Jesus curaria seu empregado. Dito e feito, o servo foi curado imediatamente (Mateus 8:6-13).

Qual é o tamanho da tua fé? Podemos observar diferentes tipos de fé. Alguns acham que fazer rezas repetitivas irá alcançar aquilo que precisa de forma sobrenatural. A maioria das pessoas na religião romana acha que devemos pedir a alguém que já morreu e que foi piedoso em vida, pois essa pessoa poderá ser intercessora. Outros têm fé em algum objeto que representa alguém, como uma estátua, ou um objeto que tradicionalmente trás sorte, como um pé de coelho, um trevo de quatro folhas ou uma ferradura. Tem pessoas que fazem uma “fezinha” na loteria, pensando em ficar rico instantaneamente e assim solucionar todos os seus problemas. Tem pessoas que tem fé no seu dinheiro.

Por outro lado confiamos em nosso Deus, Ele está disposto a cuidar de nós constantemente, podemos ter certeza de nossa fé no Cristo ressurreto, que morreu por nós está vivo e voltará. Nossa fé está baseada nEle, uma pessoa real que existe, que muitos o viram com seus próprios olhos e foram mártires defendendo uma fé verdadeira.

A fé é o meio de ligação do finito com o infinito, da criatura com o Criador, do homem com seu Deus. Se tivermos fé que Ele existe, devemos desenvolver a nossa fé em Seu conhecimento. A criatura tem que agradar o seu Criador, porque “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6.

Quanto mais conhecermos a Deus, teremos mais fé.

Creia que Cristo existe e Ele voltará para buscar os Seus, espero que você seja um de nós. Tenha fé e isso transformará em alegria e vida plena.

Pense nisso!

Pastor Edson Sobreira Alves

Igreja Batista Regular Maranata – Crato – CE.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A DIDÁTICA ANDRAGÓGICA DE JESUS

CARPE DIEM + CORAM DEO

INSENSIBILIDADE CRISTÃ