VIVENDO COMO CRISTÃOS PELA GRAÇA OU POR CONVENIÊNCIA



Nestas últimas duas décadas, temos deparado com um fenômeno do crescimento do evangelicalismo no Brasil. Igrejas surgindo como ervas daninha no meio de poucas plantas com raízes profundas e frutos perfeitos. Podemos notar os efeitos deste crescimento exacerbado, de todo jeito, de toda maneira, causando euforia como a expectativa de um carnaval passageiro e corriqueiro no mundo das diversões ilusórias. Vemos muitos membros de igrejas que se dizem cristãos “evangélicos” por pura conveniência, como as lojas de conveniência nos postos de gasolina onde tudo é mais caro, mas, “já que estamos abastecendo o carro com combustível vamos aproveitar para comprar uma ‘Coca’”. Também podemos dizer que é como aquelas pequenas lojas dentro dos aeroportos, na sala de embarque, onde você entrou e se precisar de algo, tem que pagar mais caro, porque já esta dentro, já está na “chuva” e tem que se molhar. Quantas pessoas estão dentro das igrejas somente por conveniência, “olha eu vim, achei agradável, fui bem recebido, bem tratado, assisto belíssimas apresentações de música boa, temos comes e bebes de vez em quando no “0800”, então vou ficando por aqui”. E assim, passam-se anos e anos. Pergunto: “você já viu, ou conhece alguém assim?”. Estas pessoas estão na igreja, elas até participam de algumas atividades na obra do Senhor, mas ficam mais empolgadas quando há eventos na igreja, como comemorações de aniversários dos membros ou da igreja, casamentos, encontro de casais, passeios, etc. Depois que tudo isso acontece, precisa-se de mais combustível, pois se o tanque está vazio, não adianta empurrar porque o carro não vai pegar.


Serão lobos disfarçados com pele de cordeiros vivendo no meio deles?

Tiago, o meio irmão de Jesus Cristo, vai falar que não é conveniente que da mesma boca proceda a benção e maldição (Tiago 3:10). E no primeiro capítulo de sua carta no verso oito ele diz: “homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.”.

O homem que vive por conveniência nunca estará satisfeito, estando dentro da igreja, será uma pessoa, mas em casa, no trabalho, na escola será outra. Sempre estará muito atarefado com seus fazeres pessoais e nunca terá tempo para Deus. Sempre terá uma desculpa preparada na ponta da língua para respostas de exortações.

Talvez seja por esses motivos e outros que estão surgindo grandes “igrejas” parecidas com grandes shoppings e centro de entretenimento, oferecendo todo o tipo de satisfação humana menos o alimento espiritual da Palavra.

Viver crescendo na graça é diferente, independente dos eventos, nos alegramos em ser servos do Senhor em sua obra, trabalhando com prazer no evangelismo, com as crianças, na escola dominical ensinando. Não estou dizendo que um evento, uma festa, um passeio não é importante, é um descanso depois de ter feito todo o possível trabalho para o Senhor. Podemos dar valor a estas coisas sem esquecermo-nos das outras.

Quando estamos crescendo na graça, a cada ano estamos crescendo no conhecimento do Criador e sendo mais parecidos com Cristo e esta é a vontade de Deus para todo cristão verdadeiro. Depois da regeneração, e após o crente ter confessado Jesus como Salvador e Senhor de sua vida, ele entra em um processo de santificação que só será concluído com o arrebatamento, onde o mesmo receberá um corpo incorruptível.

O crescimento na graça nos trará a chance de sermos novas criaturas em Cristo Jesus, onde nossas atitudes e gostos são mudados gradativamente em nossa caminhada cristã. Temos de ter e temos sede e fome de conhecer mais o Criador através das Escrituras. Temos que ter a alegria verdadeira de proclamar o Evangelho para outros que não conhecem ainda. Temos que ter a satisfação e o privilégio de irmos à “Casa do Senhor” para congregarmos com outros irmãos que têm a mesma fé. Temos que ser gratos aos lideres que nos trazem os ensinamentos do verdadeiro Evangelho e podemos e devemos honrá-los. Temos visto pastores sendo maltratados pelos membros da igreja, sem respeito, como empregados mal pagos e insignificantes. Fazem o contrário da ordem imperativa do Espírito Santo que usou o autor de Hebreus: “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.” Hebreus 13:17.

Não nos sentimos tristes, abatidos, sonolentos, enfadados quando estamos ouvindo a exposição da Palavra, não temos preguiça de irmos para Escola Dominical para termos mais conhecimento sobre Deus. Sentimos prazer em ler e meditar nas Escrituras Sagradas todos os dias, e agradecemos e pedimos aquilo que é necessário para as vidas dos irmãos e para as nossas, em um culto de oração semanal na igreja.

Viver crescendo na graça é saber que por mais que façamos para tentar agradar a Deus nunca poderemos pagar o grande e maravilhoso sacrifício do Seu Filho morto na cruz do calvário por amor a você e a mim. E também porque Deus nos acrescenta mais e mais graças em nossa vida a cada momento.

Enfim, você vive na igreja pela graça ou por conveniência?

Pense nisso!

Pastor Edson Sobreira Alves

Igreja Batista Regular Maranata – Crato - CE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A DIDÁTICA ANDRAGÓGICA DE JESUS

CARPE DIEM + CORAM DEO

INSENSIBILIDADE CRISTÃ