TOMANDO DECISÕES À LUZ DA VERDADE


“A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda decisão”. Provérbios 16:33.
Como podemos tomar decisões corretas?
Decisão é algo inerente ao ser humano, uma decisão pode ser tomada individualmente ou em conjunto, mas qualquer decisão que tomamos afeta diretamente ou indiretamente, positivamente ou negativamente a nossa vida e também daqueles que estão em nossa volta.
Nem sempre tomamos decisões corretas, devido à falta de paciência, falta de uma análise mais profunda sobre o objeto de decisão que deverá ser tomada. Também, na maioria das vezes, não pensamos nas consequências, pois agimos muitas vezes pela emoção e imediatismo. Uma decisão errada pode tomar proporções catastróficas.
Como podemos tomar decisões corretas? Nossas decisões são tomadas geralmente diante da justiça moral. Se nós analisarmos nossas decisões diante de um julgamento para se decidir uma punição ou uma disciplina corretiva. Quando alguém inflige uma lei moral, chegamos à conclusão que o mesmo deve ser disciplinado por isso. Mas, que tipo de punição deverá ser aplicada? E como podemos ter a certeza que a punição ensinará o infrator a refletir em seu erro e leva-lo a não cometê-lo mais? Até que ponto se usará uma disciplina na medida correta? E se não, ao invés de curar poderá destruir totalmente o individuo. Quando tomamos decisões baseadas somente em nossos pressupostos e emoções poderemos tomar decisões erradas, pois agimos com o coração que é enganoso (Jeremias 17:9). Todas nossas decisões não devem ser tomadas de forma imediata, nem baseadas somente em nossa sabedoria, mas na sabedoria que vem do alto (Sl 144:7). Toda decisão tem que ser analisada profundamente e ao buscar a sabedoria que vem do alto, tem que haver uma profunda comunhão com o Criador para ter a harmonia com vontade de Deus e assim tomarmos decisões corretas. Isso exige intimidade com o Criador que deve ser uma das características principais do cristão.
 Será que com nossas decisões precipitadas, estamos prejudicando nossos relacionamentos uns com os outros? O mundo é caído, mas o mundo cristão é regido pelo Rei dos reis e o mesmo está sempre pronto para ser consultado. Devemos analisar nossa comunhão entre cristãos que deve ser caracterizada pela harmonia, pois é regida por uma só fé e um só Espírito e isso deve nos unir e não nos separar.
Em que estamos errando? Que decisões foram tomadas e quais consequências tem sido desastrosas? Decisões erradas são tomadas geralmente pela falta de harmonia ou comunhão em um grupo. Nossa comunhão uns com os outros está correta? Há um comprometimento verdadeiro entre os irmãos da família de Deus? Será que não estamos sendo egoístas, “eu sou líder de minha igreja e ela está bem, por que vou me preocupar com os outros” será que esse é meu pensamento? Estaremos pensando somente em nosso bem estar, enquanto que nossos irmãos vizinhos estão passando por necessidades e não nos preocupamos? E ainda, por cima, quero justificar essa não comunhão e não harmonia com os outros por coisas mínimas que não interfere na nossa fé e nossa doutrina e que estas pequenas coisas são levadas a sério e não deveriam, e é justamente por estas coisas que desencadeia divisões e insatisfações?
 Se esses pensamentos permeiam nossa comunidade, nossa cidade, nosso Estado, temos grandes problemas que repercutem negativamente na obra do Senhor. Como podemos ter uma comunhão entre nossas igrejas se não há uma comunhão entre os líderes destas igrejas? Nunca devemos tomar decisões com a minoria, e às vezes nem com a maioria, mas devemos analisar a história, os testemunhos, as experiências dos mais experientes. O mundo cristão não deveria ser desunido, se nós lutamos contra nós mesmos então não estamos em um só reino, pois um reino dividido não subsiste (Mt 12:25) e no Reino de Deus há um só Rei, um só Senhor, o Senhor Jesus Cristo.
“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida”. (Tiago 1.55).
Pastor Edson Sobreira Alves

Igreja Batista Regular em Mangabeira – João Pessoa - PB

Comentários

Cheguei ao seu blog e fiquei entusiasmado, pois foi feito com muita graça, e com muito entusiasmo.
Gostei do que vi e li, e achei um blog fantástico, onde se aprende muito.
Sou António Batalha, do blog Peregrino E Servo, se me der a honra de o visitar ficarei grato.
PS. Se desejar faça parte dos meus amigos virtuais,decerto que irei retribuir,
seguindo e divulgando seu blog.
Desejo-lhe muita saúde muita paz e grande felicidade, e também um Feliz-Natal.
Boa tarde irmão Antonio! Fico contente em saber que as meditações têm edificado corações. Que o nosso Senhor Jesus Cristo lhe abençoe e lhe dê a Paz.

Pr. Edson Sobreira & Cida

Postagens mais visitadas deste blog

A DIDÁTICA ANDRAGÓGICA DE JESUS

CARPE DIEM + CORAM DEO

INSENSIBILIDADE CRISTÃ